quarta-feira, 5 de junho de 2024

Resultados do Concurso de Cálculo Mental de 2023-2024

 

CONCURSO CÁLCULO MENTAL

RESULTADOS do ano letivo de 2023/2024

PARABÉNS ÀS TURMAS VENCEDORAS!

 

 

ANO

 

TURMA

 

5.º ANO

 

A

 

6.º ANO

 

C

 

7.º ANO

 

B

 

8.º ANO

 

D

 

9.º ANO

 

C

 

terça-feira, 4 de junho de 2024

Resultados do concurso mensal de cálculo mental maio de 2024

 

RESULTADOS do mês de maio de 2024

PARABÉNS ÀS TURMAS VENCEDORAS!

TURMA

PONTUAÇÃO

5ºA

76,78%

5ºB

57,01%

5ºC

61,79%

5ºD

57,31%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

6ºA

73,44%

6ºB

78,50%

6ºC

84,20%

6ºD

65,30%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

7ºA

59,41%

7ºB

85,38%

7ºC

60,26%

7ºD

62,37%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

8ºA

73,61%

8ºB

70,79%

8ºC

56,67%

8ºD

75,29%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

9ºA

75,94%

9ºB

82,45%

9ºC

82,80%

9ºD

67,35%

 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Concurso nacional Olímpiadas Portuguesas da Matemática 2023-2024

 Neste concurso participaram os alunos do 6.º B e 6.ºC.º anos, Categoria A.

O alunos do 9.º ano (Categoria A, 8.º e 9.º anos).

Concurso Nacional Canguru Matemáico Sem Fronteiras 2024

 Neste concurso participaram os alunos das turmas:

3.ºA, 3.ºB, 3.ºC, 4.ºA, 4.ºB, 4.ºC, 5.ºA, 5.ºB, 5.ºC, 5.ºD, 7.ºB, 8.ºC. 

Destaca-se o aluno Rafael M. da turma 9.ºB, obtendo 146,25/150 pontos.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Resultados do Concurso Cálculo Mental de abril 2024

 

RESULTADOS do mês de abril de 2024

PARABÉNS ÀS TURMAS VENCEDORAS!

TURMA

PONTUAÇÃO

5ºA

70,46%

5ºB

57,92%

5ºC

65,31%

5ºD

40,42%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

6ºA

82,06%

6ºB

68,61%

6ºC

86,43%

6ºD

64,20%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

7ºA

56,88%

7ºB

83,67%

7ºC

57,05%

7ºD

73,89%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

8ºA

75,28%

8ºB

68,24%

8ºC

60,00%

8ºD

81,76%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

9ºA

79,40%

9ºB

74,06%

9ºC

74,60%

9ºD

71,07%

 

A articulação disciplinar entre a arte e a matemática - 7.º ano

 

O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, apresenta coleções que nos proporcionam viajar pela história do Azulejo, desde o século XV até aos dias de hoje.

A união entre a geometria e arte proporciona uma abordagem criativa das isometrias no plano.  Os alunos do 7.º ano, do AE Patrício Prazeres, puderam observar os padrões de azulejos e identificar as isometrias (Reflexão, rotação e translação) nas suas composições. Os padrões matemáticos presentes nos azulejos portugueses, contam a história da vida quotidiana através dos tempos. Esta arte teve influência dos árabes que nos trouxeram os mosaicos para ornamentar paredes, nomeadamente dos palácios. Os artesãos portugueses utilizaram esta técnica e criaram padrões, atravessando a nossa história, recontando-a nos seus painéis. O Peddy- paper ajudou os alunos a descobrir o museu, uma aventura estimulante que promoveu aprendizagens essenciais nas diferentes disciplinas envolvidas: Educação Visual, Matemática, Português, História e Línguas estrangeiras, Francês e Inglês.

 https://www.visitlisboa.com/pt-pt/locais/museu-nacional-do-azulejo

























sábado, 27 de abril de 2024

A aprendizagem colaborativa entre os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) na disciplina de matemática

 A aprendizagem colaborativa entre os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).


O trabalho colaborativo e o estudo em grupo proporcionam aos alunos não nativos da língua portuguesa a oportunidade de praticarem as suas competências linguísticas num ambiente mais autêntico e imersivo. Quando os alunos trabalham juntos numa tarefa ou projeto, são forçados a comunicar uns com os outros e a negociar significados.
Este tipo de ambiente de aprendizagem interativo pode levar ao aumento da motivação, à melhoria da proficiência linguística e a uma compreensão mais profunda e a desenvolver competências criativas de resolução de problemas e de pensamento crítico.

O estudo em grupo proporciona a partilha de perspetivas e o confronto de ideias, os pontos fortes e fracos uns dos outros. Este tipo de ambiente de aprendizagem promove a aprendizagem social e melhora o desempenho, neste caso, da disciplina de matemática.
Antes da avaliação escrita, os alunos de PLNM, provenientes dos países: Bangladesh, China, Nepal, Paquistão, Índia, Inglaterra, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Brasil, efetuaram a revisão dos conteúdos programáticos. O tradutor portátil de língua chinesa foi crucial para uma das alunas compreender o vocabulário específico e técnico de matemática.
hashtag
PLNM math (Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, Lisboa).







hashtag