domingo, 1 de janeiro de 2023

Visita de estudo "Descobrir a matemática no museu da Gulbenkian"

 

No dia15.12.2022, os alunos do 9.º A, acompanhados pelas professoras de Matemática e História, participaram na visita de estudo ao Museu Calouste Gulbenkian “Descobrir a matemática no museu da Gulbenkian”.

Visitaram as exposições: Arte egípcia, arte Greco-Romana, arte do extremo oriente e arte europeia - relações matemáticas que estas civilizações utilizaram no seu quotidiano, quer nas construções de edifícios como em objetos. A evolução do conceito de número, as quantidades, as pesagens, medições, relações de proporcionalidade, a astronomia, os instrumentos utilizados, entre outros elementos que fazem parte da história. A importância da matemática e a sua relevância ao longo dos tempos na evolução do ser humano e das suas criações.
Visitaram as exposições: Arte egípcia, arte Greco-Romana, arte do extremo oriente e arte europeia - relações matemáticas que estas civilizações utilizaram no seu quotidiano, quer nas construções de edifícios como em objetos. A evolução do conceito de número, as quantidades, as pesagens, medições, relações de proporcionalidade, a astronomia, os instrumentos utilizados, entre outros elementos que fazem parte da história. A importância da matemática e a sua relevância ao longo dos tempos na evolução do ser humano e das suas criações.





Mobilidade ERASMUS+ Atenas, Grécia.

 

No âmbito do projeto Erasmus + DigiXpression, um grupo de alunos do 6.º A e 6.ºC, acompanhados por professores, participaram na mobilidade à Grécia na cidade de Atenas entre os dias 21 a 25 de novembro de 2022. Estiveram também presentes alunos e professores da Áustria e Espanha, participaram nas atividades organizadas pelos professores e alunos da escola Peristeriou- ATHENS. As atividades foram diversas: Aulas colaborativas digitais com recurso ao Scratch, Silk,  trabalhos das equipas dos países participantes colocadas no Padlet colaborativo, ferrramentas digitais que perimitiram história digital, o uso do Smarttify App & Google Arts & Culture App e Acropolis 3D App. A tecnologia digital para apoio ao ensino e aprendizagem.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Resultados do Concurso Mensal de Cálculo Mental de novembro de 2022

 

RESULTADOS do mês de novembro de 2022

PARABÉNS ÀS TURMAS VENCEDORAS!

TURMA

PONTUAÇÃO

5ºA

66,05%

5ºB

66,05%

5ºC

68,24%

5ºD

48,46%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

6ºA

87,91%

6ºB

80,88%

6ºC

92,81%

6ºD

78,53%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

7ºA

64,50%

7ºB

57,27%

7ºC

64,50%

7ºD

73,89%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

8ºA

67,94%

8ºB

70,33%

8ºC

76,67%

8ºD

80,33%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

9ºA

92,19%

9ºB

77,33%

9ºC

64,62%

9ºD

86,50%

 

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Aprender com o digital - O AEPP e as atividades pedagogicas digitais - Projeto ERASMUS+ mobilidade em Viena setembro de 2022


No âmbito do Projeto ERASMUS+ DigiXpression: Países europeus participantes: Portugal, Espanha, Áustria e Grécia.

Aulas interativas de matemática numa escola em Viena de Áustria utilizando o programa dinâmico Geogebra: Aprender a registar as coordenadas num  gráfico cartesiano.











Atividade online em inglês: aprender sobre a cultura de Viena.








Consumer.Talks | O ABC da Poupança


Consumer.Talks | O ABC da Poupança

 No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola 2021-24, realizou-se nos dias 17, 19 e 27 de outubro, no auditório da Escola, em parceria com a Deco Jovem, a atividade intitulada "Consumer.Talks- o ABC da poupança", (online via Zoom). Nessas sessões as turmas dos 7º e 9º anos, acompanhados pelas disciplinas de Português,  Matemática,  Tecnologias da Informação e Comunicação,  Educação Visual, História e Cidadania e Desenvolvimento, debateram e refletiram sobre os objetivos da poupança,tais como: entender a poupança como forma de alcançar objetivos de longo prazo; calcular a necessidade de poupança para comprar determinado bem ou para acumular património num determinado período de tempo; entender a função da poupança como precaução contra o risco, fazendo face a oscilações previstas e imprevistas de rendimento ou despesa.




#EUCodeWeekA Semana Europeia da Programação

 A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa popular que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa...

#EUCodeWeek - Colorir por números

A AEPP juntou-se à #EUCodeWeek 2022 desenvolvendo uma atividade unplugged na aula de TIC com os alunos dos 5.º anos. O objetivo desta atividade é mostrar que cada imagem que vemos num ecran, seja uma fotografia, um vídeo ou texto, está a utilizar pixeis, e tudo o que o computador precisa de armazenar é a cor em cada um dos pixeis no ecran. Os alunos aprendem que cada pixel pode exibir uma cor diferente, com base em dígitos. Desta forma, aprendem o que é o Pensamento Computacional e como os dados são armazenados em ambiente digital.


EUCode Week



Resultados do Concurso Mensal de cálculo Mental outubro de 2022

 

RESULTADOS do mês de outubro de 2022

PARABÉNS ÀS TURMAS VENCEDORAS!

TURMA

PONTUAÇÃO

5ºA

56,32%

5ºB

60,94%

5ºC

70,63%

5ºD

50,00%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

6ºA

97,81%

6ºB

73,33%

6ºC

92,50%

6ºD

75,59%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

7ºA

67,37%

7ºB

55,25%

7ºC

56,16%

7ºD

66,58%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

8ºA

69,12%

8ºB

73,00%

8ºC

78,75%

8ºD

63,93%

 

TURMA

PONTUAÇÃO

9ºA

81,39%

9ºB

83,00%

9ºC

64,12%

9ºD

82,94%