A aprendizagem colaborativa entre os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).
O trabalho colaborativo e o estudo em grupo proporcionam aos alunos não nativos da língua portuguesa a oportunidade de praticarem as suas competências linguísticas num ambiente mais autêntico e imersivo. Quando os alunos trabalham juntos numa tarefa ou projeto, são forçados a comunicar uns com os outros e a negociar significados.
Este tipo de ambiente de aprendizagem interativo pode levar ao aumento da motivação, à melhoria da proficiência linguística e a uma compreensão mais profunda e a desenvolver competências criativas de resolução de problemas e de pensamento crítico.
O estudo em grupo proporciona a partilha de perspetivas e o confronto de ideias, os pontos fortes e fracos uns dos outros. Este tipo de ambiente de aprendizagem promove a aprendizagem social e melhora o desempenho, neste caso, da disciplina de matemática.
Antes da avaliação escrita, os alunos de PLNM, provenientes dos países: Bangladesh, China, Nepal, Paquistão, Índia, Inglaterra, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Brasil, efetuaram a revisão dos conteúdos programáticos. O tradutor portátil de língua chinesa foi crucial para uma das alunas compreender o vocabulário específico e técnico de matemática.